À medida que entramos no novo ano, se você é como nós, provavelmente está pensando no trabalho. Uma coisa é certa; como fotógrafos, precisamos saber quais são as tendências da indústria para permanecer criativos e responsivos aos nossos clientes.

Qualquer que seja a sua especialidade fotográfica, é essencial conhecer o movimento ou as mudanças em nossos respectivos gêneros. Ficar estagnado em antigos pensamentos e metodologias nem sempre produz o trabalho que os clientes esperam.

Eles geralmente procuram algo novo, algo criativo e algo totalmente na moda. Isso é muito verdadeiro para a fotografia comercial. Eles querem algo totalmente único que outras empresas não têm. Sua fotografia pode ajudá-los a conseguir isso, diferenciando-os dos demais.

Sem Filtro

Há um movimento crescente em direção a nenhuma fotografia com filtro. Isso coloca sobre você como fotógrafo a tarefa de criar imagens bonitas, mas autênticas. É provável que, caso ainda não tenha feito isso, um cliente não peça filtros – e melhorias mínimas de pós-processamento. O que isso significa para você? Você terá que capturar a aparência inerente do assunto e usar as configurações da câmera para manipular a cena sem filtros. A boa notícia é que isso também significa que você economizará muito tempo. Não vai demorar horas usando softwares de edição como Photoshop ou Lightroom.

Cuidados Pessoais

“Autocuidado não é egoísmo” é um ditado popular atualmente. Estamos todos muito cientes da importância da saúde mental. Um bom autocuidado pode ter um efeito positivo em nossa saúde mental. Mas, o que isso tem a ver com fotografia, você está se perguntando? Os clientes, comerciais ou particulares, procuram imagens que capturem uma sensação de saúde, estilo de vida, relaxamento, felicidade ou autocuidado em ação.

Modelos Antigos

Esta é outra tendência que vimos desenvolver em 2021: modelos mais antigos. Se você não percebeu, é porque não tem olhado anúncios em revistas ou comerciais de televisão. Enquanto modelos muito jovens dominavam as imagens de marketing, modelos mais velhos com cabelos grisalhos e corpos imperfeitos estão crescendo em popularidade. Empresas, profissionais de marketing e gerentes de marcas percebem que mais velho geralmente significa mais poder de compra. Eles estão buscando uma melhor representação da idade em seus anúncios.

Diversidade

Diversos modelos estão em demanda. Vários tipos de diversidade são mais prevalentes na fotografia porque a população em geral é mais diversificada. O mundo está mais interconectado do que nunca e as pessoas estão mais inclusivas com outras que não se parecem com elas. Assim como vimos com a demanda por modelos mais antigos, há uma demanda crescente por diversidade cultural e diversidade corporal.

Cândidas

Provavelmente, isso é mais relevante para fotógrafos de retratos ou casamento. Os cândidos estão mais populares do que nunca – ou pelo menos as imagens que parecem sinceras. Como fotógrafo, isso significa que você tem que ser ágil e sempre preparado para fotografar quando o assunto menos espera, para que você possa capturar uma expressão ou movimento. Se seus assuntos estão nervosos ou “tensos”, você pode ajudá-los a ficarem à vontade. Passe algum tempo conversando com eles antes de começar a filmar. Além disso, você deve estar relaxado, ou eles não vão relaxar. Quanto mais relaxados eles estiverem, mais naturais ou autênticos serão e mais fácil será para você capturar algumas boas fotos.

Estética Escura

Cenas escuras ou temperamentais também são cada vez mais populares. Basta abrir as páginas de qualquer revista de design de interiores e você verá muitos quartos pintados do chão ao teto em uma cor escura. É um visual aconchegante e elegante que parece envolvê-lo quando você está em um quarto de cor escura. Embora um designer de interiores possa ter criado o visual, um fotógrafo o capturou. Também são cada vez mais populares os retratos temperamentais com iluminação suave e fundos escuros.

Justiça Social

A crescente atenção aos direitos civis e humanos oferece aos fotógrafos uma oportunidade única de fazer a diferença com suas imagens. É melhor ainda se você entender bem a atividade ou causa que está fotografando. Esse conhecimento prévio pode influenciar como você escolhe capturar as cenas, seja um protesto, uma marcha ou qualquer outra coisa.

Fotografia Criativa

Isso se refere a coisas como imagens em 360°. É muito popular entre os corretores de imóveis que desejam um vídeo abrangente do interior de uma casa. Há também fotografia panorâmica, que pode ser ideal para fotografia de paisagem. Tanto a fotografia 360 ° quanto a panorâmica são excelentes habilidades para se ter como fotógrafo. Os clientes estão cada vez mais pedindo imagens mais criativas.

Se você valoriza sua marca, deve contratar um fotógrafo profissional para ajudá-lo no crescimento do seu negócio. Ter imagens de alta qualidade ajudará os clientes em potencial para sua empresa e as pessoas que nela trabalham.

No Fotop, por exemplo, é possível contratar fotógrafos experientes, com agendas flexíveis, que podem te ajudar a construir um conceito fotográfico para o seu negócio de maneira facilitada. E, assim, alavancar as suas vendas.
Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Então clique aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.