Se você entende o peso visual de diferentes objetos na cena, pode usar esse conhecimento para incentivar quem está vendo a foto de uma determinada maneira

Você já ouviu falar em peso visual? Sabe o quanto ele pode ser importante para a composição da sua fotografia? Hoje, nós queremos abordar este assunto aqui no Blog e esclarecer algumas dúvidas. Antes de tudo, você precisa saber que cada parte de uma fotografia tem uma certa quantidade de peso visual. E saber identificá-los pode ajudar a equilibrar a composição de uma imagem e deixá-la mais atrativa.

Mas afinal, o que é peso visual e como posso usá-lo?

O peso visual é muito mais do que apenas o tamanho de um objeto em uma cena. Ele é determinado pela maneira como olhamos para uma foto, o que vemos primeiro e passamos a maior parte do tempo olhando.

Se você entende o peso visual de diferentes objetos na cena, pode usar esse conhecimento para incentivar quem está vendo a foto de uma determinada maneira.

Quais objetos fornecem o maior peso nas fotografias?

Olhos

A maneira mais eficaz de adicionar peso visual a uma parte específica de uma foto é mirar nos olhos, caso ela seja um retrato. Pois a primeira coisa que os espectadores veem são os olhos.

Mas isso não quer dizer que apenas os olhos, particularmente de pessoas, mas também de animais, ajudem a compor um bom peso visual. Podemos atribuí-lo também às áreas claras, áreas pontiagudas, regiões de alto contraste, cores vivas, objetos incomuns e texturas interessantes, pois tudo isso também chama a atenção.

Porém, se os olhos das pessoas estiverem longe da câmera, essa pode ser uma ótima maneira de forçar o observador a olhar para várias partes da imagem em ordem. É de vital importância lembrar disso ao compor suas fotos: seu assunto pode ser bastante alterado se o destaque for dado corretamente aos olhos.

Tamanho, cor e contraste

É claro que o tamanho e a cor desempenham um grande papel na hora de atrair a atenção do observador para uma determinada parte da fotografia. Ambos tendem a se destacar mais de longe.

Quando um objeto ocupa uma grande proporção da foto, ele não pode ser ignorado. E se este objeto também for grande, brilhante ou de cor contrastante, a tendência de se destacar é ainda maior.

Composições

Quanto mais assuntos ou objetos são incluídos em uma foto, mais confusa a composição pode se tornar. Isso, por sua vez, pode deixar a foto mais interessante em determinados tipos de trabalho, como em fotografias mais lúdicas e artísticas.
Para ensaios de família, ou até mesmo casamentos, quanto mais sutil a sua composição fotográfica for, mais interessantes os resultados podem ser.

Determinar o equilíbrio na disposição do peso visual em uma foto pode deixá-la mais leve e visualmente mais sofisticada. Vale destacar que uma foto balanceada tem níveis similares de peso visual entre as metades esquerda e direita. Enquanto uma foto desequilibrada tem mais peso de um lado ou de outro.

Tudo vai depender do que você quer entregar. Um elemento “mais leve” pode equilibrar um elemento “mais pesado” simplesmente por estar mais distante do centro de uma foto, por exemplo.

Para verificar o equilíbrio da sua foto, imagine colocar os pesos visuais de cada item da imagem em um fulcro. Concentre-se no equilíbrio ou no desequilíbrio apenas até o ponto em que a ideia de foto esteja dentro do esperado.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhar este texto com seus colegas e amigos.

É fotógrafo? Que tal se juntar ao Fotop e conquistar cada vez mais trabalhos perto de você? Clique aqui e saiba mais.

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!