Tito Brito: a história do pai que fez da fotografia uma herança

Educar e repassar valores fazem parte da paternidade. Mas, quando no meio disso tudo, pais e filhos compartilham uma paixão, ela acaba tornando-se uma herança de gerações. E o texto de hoje é sobre a história de pai e seus três filhos, que enxergam na fotografia a oportunidade de caminhar lado a lado. 

O Fotógrafo Tito Brito tem três filhos: Felipe, 37, Tayla, 31, e Lucas, 24. E eles sempre estiveram presentes na trajetória profissional do pai, que é fotógrafo há quase três décadas.

“Lembro uma vez que estávamos no Pico do Itapeva, em Campos de Jordão. É um dos pontos mais altos da cidade. Estávamos praticamente acima das nuvens. Meu filho então disse que não fazia registros fotográficos apenas pelo retorno financeiro, mas sim pela sensação de estar em um local como aquele, com visão privilegiada, fazendo o que gostava”, conta Tito. Para ele, a liberdade de expressão que só a fotografia tem, atribuiu uma união muito forte com seus filhos pela arte, pelas oportunidades e pelo entrosamento social.

Fotografar é captar um sentimento que toca no coração

Referência na fotografia, Tito também é espelho como profissional para os filhos, muito graças ao seu olhar e sentimento que consegue imprimir em seus trabalhos. Segundo ele, “fotografar outras pessoas é especial porque nos permite traduzir o sentimento humano, seja alegria, tristeza, esperança ou desespero, em um milésimo de segundo que às vezes toca meu coração”.

Os três filhos de Tito continuam conectados com a profissão. Felipe, o mais velho, tem paixão por fotografia e música. Tornou-se professor e dono de uma produtora de vídeos na Holanda. Tayla é formada em publicidade e faz parte da equipe do Fotop desde 2018. Já Lucas se formou em Logística, mas é fotógrafo do Fotop aos fins de semana. Inclusive, foram os filhos que influenciaram Tito a também atuar como fotógrafo Fotop, no fim do ano passado.

 “Na fotografia me considero um grande influenciador para muitos fotógrafos, principalmente para os meus filhos. Mas a mudança para trabalhar efetivamente na plataforma surgiu deles, que já conheciam e estavam felizes pelos resultados”, conta Tito.

Histórias inesquecíveis também contam com fotografia

Antes de tudo, como Tito gosta de dizer, ele é um economista que fez do foco a sua profissão. Seria natural que muitos momentos inesquecíveis com os filhos tivessem a fotografia como plano de fundo. Durante esta entrevista, o fotógrafo relembrou alguns desses momentos.

“Todo sucesso dos filhos me marca muito. Pois todos tiveram oportunidades, e desde cedo conseguiram e aprenderam, através da fotografia, a responsabilidade e a serenidade dentro de suas profissões”.

Entre os eventos fotográficos que marcaram sua história estão a Maratona do Rio de Janeiro, de 2013, quando toda a família foi cobrir o evento e aproveitar a cidade. E o Kailash Trail Run, de 2016. Nos dois, ele estava ao lado dos filhos.

“A Maratona do Rio de 2013 traz uma lembrança muito especial, porque foi um encontro de gerações onde o filho mais novo pode trabalhar com os mais velhos pela primeira vez. Já no Kailash Trail Run, em 2016, conseguimos, através da fotografia, contemplar uma visão acima das nuvens no Pico do Itapeva. Lá meu filho me disse que eram momentos como aquele que faziam com que ele se sentisse vivo. E são lugares como este que a fotografia nos permite conhecer. Estando aqui me sinto realizado, pois o maior ganho é poder presenciar esse momento. O nosso olhar é testemunha disso”, conta Tito.

Ser um pai presente e fazer aquilo que gosta

Por isso, neste Domingo de Dia dos Pais, e com a experiência de ter criado 3 filhos, Tito reforça como conselho a necessidade e importância da presença paterna no crescimento e desenvolvimento dos filhos. 

“Todos os filhos precisam de alguma referência, e a figura paterna é fundamental mesmo havendo muito trabalho e distância. É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento de meus filhos, que carregam de alguma maneira um pouco do que me foi ensinado com a fotografia. Mesmo que tenham decidido o próprio caminho. Independente de suas escolhas profissionais, a fotografia é uma forma de se expressar com a sociedade”.

Por fim, Tito finaliza com a mensagem sobre a importância de persistir nas coisas que nos fazem bem. “Faça aquilo que gosta e que te faz bem. Eu particularmente descobri, através da fotografia, que a essência da vida depende da insistência. Ou seja, lute sempre por aquilo que você gosta, e será feliz, pois somente aquele que percorre o caminho tênue poderá colher frutos de suas decisões”.