Estejam eles saindo de uma rampa feita de neve ou concreto ou pendurados a centenas de metros no ar, os atletas de esportes radicais são divertidos de assistir
Fotografia de esportes radicais: voando pelo ar, girando ou fazendo acrobacias, as multidões estão engajadas e os fotógrafos estão clicando na esperança de capturar aquela ótima foto para seu portfólio. Se você já tentou capturar esses assuntos de busca de ação antes ou não, essas dicas sobre como fazê-lo certamente o ajudarão.
1. Certifique-se de conhecer o esporte
Se você quiser descobrir quais fotos serão as melhores para tirar durante o evento ou jogo real, você precisa fazer sua pesquisa com antecedência. Antes de tudo, estude o esporte em si – sua mecânica, natureza e a área onde será realizado – o que é muito importante para você saber e prever onde a ação acontecerá em seguida.
Isso o ajudará a saber onde olhar e decidir rapidamente que tipo de fotos devem ser tiradas. Também ajudará se você navegar por fotografias de esportes radicais existentes em sites. Isso lhe dará uma ideia do que seus clientes ou público provavelmente achariam ótimo.
2. Defina as configurações certas da câmera para fotografia de esportes radicais
Esportes radicais são normalmente rápidos, portanto, capturar momentos em frações de segundo requer uma câmera de alta velocidade. A maioria dos fotógrafos depende de uma velocidade rápida do obturador ou de um flash de sincronização de alta velocidade. Se você é um novato na fotografia de esportes radicais, use uma velocidade rápida do obturador para facilitar o controle, a menos que tenha que fotografar à noite.
Para definir corretamente as configurações, primeiro defina sua câmera para o modo de prioridade do obturador e escolha uma velocidade de 1/500 segundo ou mais rápida. Isso evitará desfoques de movimento em suas fotos. Os iniciantes também são aconselhados a começar usando uma abertura maior e um ISO mais alto para obter imagens mais nítidas com maior profundidade de campo.
Você também pode pré-focar no local em que pretende tirar a foto e, em seguida, mudar para o foco manual para travar seu foco. Quando o assunto estiver no local da foto de destino, pressione o botão do obturador para tirar as fotos.
3. Encontre o local perfeito para fotografia de esportes radicais
Uma parte importante de conhecer o esporte é familiarizar-se com a área onde o jogo ou evento acontecerá. Você precisa encontrar o local certo para capturar a ação e tirar as melhores fotos. Certifique-se também de que você pode se mover facilmente para chegar o mais próximo possível da ação.
Os fotógrafos esportivos geralmente precisam de um acesso especial ou VIP a eventos esportivos para permitir o acesso aos melhores locais onde podem obter as melhores fotos. Certifique-se de organizar seus passes de acesso especiais o mais cedo possível para ajudá-lo a chegar aos locais necessários para tirar as melhores fotos de esportes radicais.
4. Seja criativo com seus ângulos na fotografia de esportes radicais
Para capturar fotos dinâmicas, varie seus ângulos. Você não precisa se colocar em risco ou usar truques complexos — tudo que você precisa é do equipamento certo. Por exemplo, com uma lente grande angular, você pode capturar um ângulo de visão amplo para exagerar os movimentos em primeiro plano. Além disso, não tenha medo de se sujar – esportes radicais geralmente são mais bem capturados de ângulos baixos – então esteja pronto para deitar na sujeira.
5. Coloque o sol nas costas
Tirar fotos com o sol forte à sua frente dificultará o controle da exposição. Por isso, é melhor tirar fotos com o sol atrás de você para uma melhor iluminação.
6. Cuide da sua segurança
Não importa o quanto você pretenda obter fotos de esportes radicais de alta qualidade, lembre-se de que sua segurança deve ser sua principal prioridade. Você pode sentir vontade de se expor ao risco para capturar uma ação em frações de segundo, mas seja inteligente o suficiente para saber quando e onde o risco se transforma em perigo.
A fotografia de esportes radicais é um dos tipos de fotografia mais difíceis e desafiadores que existem. Pode parecer fácil de fazer, mas a realidade é que requer muito esforço, habilidades apuradas e disciplina para fotografar momentos carregados de adrenalina e produzir as melhores fotos.
Se você está apenas começando neste campo único da fotografia, certifique-se de usar essas dicas e seja paciente ao aprimorar suas habilidades. Pode levar tempo para aprender com seus erros antes de dominar a fotografia de esportes radicais, mas quando você fizer certo, lembre-se de que o fruto do seu trabalho duro é realmente gratificante.
Junte-se ao Fotop
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia?Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Assim, você conhece novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.