O sucesso de qualquer fotógrafo profissional reside na eficácia com que eles podem trabalhar com seus clientes. Entender o que um cliente deseja vai além de clicar no botão do obturador. Cada cliente terá certos requisitos e preferências na sessão de fotos. Para criar imagens impressionantes e realmente bem-sucedidas, ambas as partes precisam se encaixar bem.
Além do escopo da percepção da fotografia, é importante que os fotógrafos eduquem e capacitem seus clientes. Isso fornece uma plataforma com a qual eles podem se sentir à vontade para discutir seus desejos com você como fotógrafo. Assim, cria-se uma conversa em torno de como você pode atingir seus objetivos.
Cada cliente é diferente. Alguns podem saber exatamente o que estão procurando e outros podem ser novos no processo de contratação de um profissional. Eles podem não saber o que esperar.
Por isso, compreender os requisitos e preferências do seu cliente é fundamental para produzir fotos únicas, significativas e cativantes. Este artigo fornecerá dicas sobre como fazer perguntas que alinharão as expectativas e estabelecerão um relacionamento entre o assunto e o fotógrafo.
1. O QUE VOCÊ ESPERA OBTER COM TODA A EXPERIÊNCIA NA SESSÃO DE FOTOS?
Um fotógrafo que está na mesma página que o cliente garante que tudo corra bem. Esta pergunta permite que você determine o tipo de serviço que eles estão procurando. Quando você tiver clareza sobre as expectativas deles, poderá oferecer a seus clientes um pacote que satisfaça ambas as partes. Gerenciar toda a experiência, desde o tempo até o orçamento e os produtos finais, permite que você combine os clientes com os serviços certos. Isso cria uma experiência mais propícia e um cliente mais feliz.
2. QUAL É A EMOÇÃO OU SENTIMENTO QUE VOCÊ DESEJA RETRATAR?
Esta será uma das perguntas mais importantes que você fará antes da sessão de fotos. Compreender a resposta emotiva correta de sua fotografia determinará a melhor forma de destacar o assunto e enquadrar a imagem.
Há uma infinidade de coisas a considerar para destacar seu assunto: iluminação, composição, ângulos etc. Por isso, saber o sentimento certo para retratar nas fotos permitirá que você saiba direcionar sua criatividade e aplicar seu próprio estilo de fotografia.
Isso permite que os clientes forneçam os recursos visuais que desejam exibir em sua sessão de fotos. Dependendo do evento; seja um noivado, casamento, família ou fotos corporativas, essa pergunta permite que você construa um conceito que interprete as emoções que eles desejam retratar.
3. VOCÊ TEM IMAGENS DE REFERÊNCIA PARA A SESSÃO DE FOTOS?
Ter imagens de referência permite criar um ponto focal a partir do qual você pode interpretar criativamente os requisitos do cliente. As imagens de referência lhe darão uma ótima visão sobre quais são as expectativas do cliente. Isso pode levar a novas ideias criativas e poses e imagens obrigatórias para recriar durante a sessão de fotos.
Simultaneamente, permitir que os clientes forneçam uma lista de imagens de referência lhe dá a oportunidade de apresentar seu portfólio. É crucial que seu cliente veja seu portfólio antes da filmagem real. Isso ajuda seu cliente a entender seu estilo e permite que ele determine se você é adequado para suas necessidades. Isso pode ficar claro em um e-mail de consulta. Mas se não, apresentar seu portfólio familiariza seu cliente com seu estilo de fotografia.
4. VOCÊ CONCORDA COM O CONTRATO DE FOTOGRAFIA?
Embora esta possa ser uma das últimas perguntas que você faz antes de finalizar a filmagem, é crucial. Ter um acordo por escrito com seu cliente garante que ambas as partes evitem mal-entendidos. Seu contrato de fotografia deve incluir todas as informações básicas necessárias, bem como qualquer coisa pertinentemente exclusiva do seu cliente.
Isso incluirá orçamento, número de imagens, tempo de entrega, data e local, hora do dia, políticas do estúdio e até participantes da sessão. Seu contrato também deve estipular direitos de imagem, licenciamento e uso, bem como a política de horas extras de sua empresa. Isso protegerá contra qualquer violação de direitos autorais e garantirá que você não perca dinheiro.
Seu contrato de fotografia pode exigir várias consultas para definir claramente um contrato com o qual ambas as partes estão satisfeitas. Mas, com isso dito, esta deve ser uma das últimas perguntas que você faz antes da filmagem real. Tudo o que for acordado por ambas as partes deverá ser feito por escrito.
Gerenciar as expectativas de seus clientes antes do dia da filmagem garante um processo tranquilo para todos os envolvidos. Fazer essas perguntas importantes bem antes da sessão de fotos permite tempo para alterações de última hora, se necessário. Assim, no final, essas perguntas definirão o tom e a expectativa certos para sua sessão e satisfarão seu cliente.
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