No post de hoje do Fotop, você vai ficar por dentro de algumas dicas de ouro para esse tipo de fotografia

A fotografia arquitetônica é um estilo desafiador para fotógrafos experientes e, especialmente, para aqueles que estão começando na profissão. Há milhares de pontos que você precisa se preocupar tanto na hora de tirar a foto quanto na pós-produção: quantidade de pessoas na imagem, dificuldades com luz e condições climáticas, entre outros.

Apesar disso, é um estilo muito prazeroso e, com seu olhar e perspectiva, pode chegar a resultados incríveis. No post de hoje do Fotop, você vai ficar por dentro de algumas dicas de ouro para esse tipo de fotografia.

Iluminação

Como você deve saber, a iluminação é tudo quando falamos em fotografia. Além de ser fundamental para tornar uma foto possível, suas variações podem definir o “clima” da foto. Diferente de um estúdio, onde tudo pode ser controlado, as fotos arquitetônicas lidam com a iluminação natural, sujeitas às variações de sol, tempo nublado e chuva. Por isso, observe sempre os horários e condições climáticas.

Em geral, a hora de ouro é o melhor momento para se fotografar. Ou seja, durante a primeira hora após o nascer do sol e a última antes do pôr do sol. Neste momento, você pode captar imagens únicas de edifícios, pois suas sombras se estenderão ao longo de uma rua, por exemplo. Há, ainda, as possibilidades com reflexos e luz de fundo.

Outro momento excelente é a hora azul, onde as fotos arquitetônicas apresentam um estilo e aspecto totalmente diferentes. Essa hora compreende o momento antes do pôr do sol e logo após o nascer do sol, quando a luz é indireta e o céu está com tons de rosa, amarelo ou laranja. E lembre-se, use sempre tripé para fotos nítidas e bonitas.

Ângulos únicos

Um bom fotógrafo está sempre em busca do olhar único, do ângulo que ninguém pensou. E isso vale para qualquer imagem, especialmente quando o prédio é histórico e famoso. Provavelmente, milhares de fotos do local já foram feitas, por isso, seja criativo na hora de tirar fotos desses prédios. Fotografar com sua visão pessoal distinguirá suas fotos das amadoras.

Pessoas

Apesar de muita gente acabar atrapalhando ou distraindo o fotógrafo, a arquitetura com algumas pessoas pode te ajudar na hora de captar um momento. Pontos turísticos ou famosos, por exemplo, vão parecer sem vida caso não tenha nenhum turista ou visitante. Ao mesmo tempo, uma reação genuína de emoção e felicidade pode garantir uma imagem perfeita. Tenha paciência e “feeling” para o momento certo.

Monte um cenário com formas e linhas

Observar as linhas e formas em suas fotos é uma das dicas mais importantes quando pensamos em fotografia arquitetônica. Isso porque elas têm o poder de influenciar uma audiência tanto quanto as cores. Fotos arquitetônicas com linhas e formas simétricas proporcionam um sentido de satisfação, especialmente para as pessoas que tem TOC ou que gostam de padrões estéticos.

Em geral, retângulos e quadrados sintetizam estabilidade, o que gera o sentimento de segurança nas pessoas, pois estão acostumadas a ver essas formas no dia a dia. Já os círculos e outras formas redondas também agradam, pois simbolizam o universo e a eternidade.

Enquanto isso, os triângulos estão associados ao movimento e eles simbolizam risco e emoção. São conhecimentos não relacionados à fotografia, mas que podem ser muito úteis na hora de transmitir o sentimento através da imagem.

E aí, este texto foi útil para você? Então não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. É fotógrafo? Que tal se juntar à maior rede de profissionais do país e ainda conquistar novos trabalhos na área? Se inscreva agora mesmo em nossa plataforma. Clique aqui.

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!