Pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo constata que, nos últimos 6 anos, mais de 250 mil imóveis compactos foram construídos na capital

Microapartamentos como nova realidade? Somente em 2021, 82 mil imóveis foram lançados na cidade de São Paulo, de acordo com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi-SP). Isso é mais que o total de imóveis disponíveis em Santos, a cidade mais vertical do país.

Antes de mais nada, o aumento no número desses empreendimentos vem junto com a queda no tamanho desses imóveis. Pesquisa realizada por pesquisadores da USP revelou que, somente nos últimos 6 anos, mais de 250 mil imóveis compactos foram construídos na cidade, isso é, empreendimentos com até 45 m².

Em seguida, com os preços do metro quadrado cada vez mais caros — dados do Fipezap apontam que o valor do metro quadrado é maior que R$ 8 mil em 50 cidades do país — e o trabalho remoto ou híbrido consolidada cada vez mais nas empresas, o jeito de morar nas metrópoles definitivamente está mudando.

Microapartamentos já são realidade

Microapartamentos são moradias com sala, quarto e cozinha em um único lugar só local. Já é possível encontrar imóveis com até 10 m2 em São Paulo. Embora menores, essas opções oferecem mais serviços e comodidades. Áreas que geralmente ficavam dentro da casa, como sala de estar e lavanderia, por exemplo, agora estão presentes nas áreas comuns do condomínio.

Essa é uma tendência que vem de fora, muito comum nas grandes metrópoles do mundo, especialmente entre jovens de classe média. Sob o mesmo ponto de vista, esse público prefere viver em apartamentos menores, mas melhor localizados, principalmente se for perto do trabalho, do que imóveis mais afastados do centro.

Modalidade de moradia por assinatura começa a crescer

E para aqueles que buscam cada vez menos burocracia, outra tendência do mercado imobiliário é a moradia por assinatura. A forma como o inquilino contrata o imóvel está cada vez mais eficiente. Isso é, praticamente tudo pode ser feito pelo celular, com o mínimo de burocracia, alugando um apartamento já todo mobiliado.

E não é só isso. As contas são consolidadas em apenas um boleto: aluguel, condomínio, luz etc. Até mesmo lavanderia e serviços de streaming podem ser compilados em um único pagamento por mês. Ao passo que a ideia é parecida com o que já existe nos check-ins de hotel.

Da mesma forma, um estudo feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) mostra que 80% dos jovens entre 16 e 24 anos não tem o sonho da casa própria. A demanda de agora e do futuro é a facilidade, tanto para entrar quanto para sair de um imóvel. E as startups já enxergam isso, buscando cada vez mais atender essa necessidade.

Por fim, para esses empreendimentos, uma boa apresentação visual também é fundamental para atrair e fidelizar seus futuros clientes, cada vez mais sedentos por desburocratizar a locação de imóvel, sem se esquecer do conforto, beleza e apresentação das suas escolhas. 

Contrate os profissionais do Fotop

Por fim, o Fotop conta com tecnologia e profissionais gabaritados para oferecer o que há de melhor em demonstração imobiliária. Afinal, você e sua empresa podem contar com produção de vídeos e fotos profissionais, além de acrescentar todo o encanto de um tour virtual em suas casas.

O Fotop conta com tecnologia e profissionais gabaritados para oferecer o que há de melhor em demonstração imobiliária. Você e sua empresa podem contar com produção de vídeos e fotos profissionais, além de acrescentar todo o encanto de um tour virtual em suas casas.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.