A finalidade dos filtros em uma câmera é basicamente a mesma dos filtros em outras ferramentas: reter sujeira ou partículas grandes e indesejáveis. Os filtros da câmera, no entanto, ajudam a produzir muitos efeitos desejáveis ​​e visuais aprimorados nas fotografias.

Fotógrafos profissionais geralmente têm mais de um filtro junto com suas lentes. Mesmo para amadores, é útil ter alguns filtros diferentes à mão. Um elemento óptico transparente projeta para modificar a luz que entra pela lente quando o obturador se abre. Como resultado, vemos uma qualidade melhorada nas fotos. Além disso, um filtro também pode proteger a lente, principalmente do ar poluído que, com muita exposição, a destruiria.

As câmeras de filme e digitais usam o mesmo tipo de filtro; embora o digital tenha algumas outras considerações. Por exemplo, as câmeras digitais têm uma tendência maior de estourar os realces. Como tal, os polarizadores podem ser úteis para diminuir o contraste. Além disso, os filtros UV comuns não são mais necessários porque as câmeras digitais são sensíveis à luz ultravioleta. E os filtros infravermelhos também são mais fáceis de usar.

ALGUNS TIPOS DE FILTRO

Existem muitos tipos de filtros de câmera, cada um com seu próprio conjunto de finalidades.

1. Os ultravioleta (UV) absorvem a luz ultravioleta. Ela é uma luz invisível e as câmeras de filme são mais sensíveis a ela do que as câmeras digitais. Em locais elevados, a luz ultravioleta é particularmente densa. Isso acontece por conta da fina camada atmosférica.

A luz ultravioleta produz uma névoa que pode fazer com que os detalhes da foto regridam à medida que o assunto se afasta. A visualização e o foco das imagens também podem ser difíceis.

2. Os infravermelhos reduzem a luz visível. Ao capturar a presença da névoa aérea e os efeitos do calor, os filtros infravermelhos são úteis. Esse tipo de filtro absorve a luz visível e transmite apenas a luz infravermelha para a lente da câmera.

3. Os filtros de densidade natural (ND) são usados ​​para obter a exposição adequada em ambientes iluminados de alta intensidade. Também é usado para produzir uma abertura específica da lente para nitidez da imagem e absorve a luz uniformemente da faixa visível. Com efeito, os filtros ND alteram a exposição à luz, mesmo sem alterar a abertura da lente.

4. Os filtros polarizados aumentam o contraste, a reflexão e o controle de cores. Em comparação com outros filtros, eles são construídos em diferentes princípios óticos. Através da direção vibratória, um filtro polarizado permite a passagem da luz. Esse tipo de filtro pode ser alinhado de várias formas, dando à imagem efeitos mais interessantes.

OUTROS MODELOS

Filtros polarizados são normalmente usados ​​para tirar fotos ao ar livre porque aumentam a saturação de cor e o contraste. Eles também criam cores diferentes. Por exemplo, uma luz amarela brilhante pode ser produzida usando um filtro polar amarelo.

5. Os filtros ópticos permitem tomadas diferentes com diferentes efeitos especiais. Esses filtros podem fazer um assunto parecer mais vivo.

Os filtros são uma parte importante do arsenal fotográfico para alcançar resultados impressionantes. Os filtros podem produzir uma diferença muito perceptível nas imagens em comparação com aquelas sem qualquer filtro.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.