Quando se trata de fotografia macro, há poucos assuntos tão fascinantes para fotografar quanto insetos. Normalmente, os fotógrafos optam por capturá-los no estúdio para obter os melhores resultados. No entanto, fotografá-los ao ar livre pode ser igualmente recompensador. Confira dicas esclarecedoras sobre fotografia de insetos no artigo de hoje do Fotop.
Selecione a câmera e os modos certos para fotografar insetos
Como você vai fotografar muitos assuntos diferentes, a dica é, se possível, variar sua câmera, lente e equipamentos. Quanto aos modos, a dica é para que os fotógrafos brinquem com o foco manual e automático para encontrar a opção que melhor lhes convier. O foco automático de rastreamento contínuo é uma boa sugestão, especialmente para fotografar insetos maiores em dias de sol.
Pense no seu ângulo de abordagem
Ao capturar insetos na natureza, um fotógrafo precisa pensar em mais do que apenas configurações e equipamentos. O conselho é que você planeje sua abordagem com antecedência e mantenha sua câmera o mais paralela possível ao inseto. Isso causa o mínimo de perturbação, mantendo a máxima profundidade de campo.
Aperfeiçoe sua técnica de foco manual
Ao fotografar insetos ao ar livre a uma distância tão próxima, o foco automático de uma câmera pode ter dificuldade para acompanhar. É por isso que o ideal é que fotógrafos pratiquem sua técnica de foco manual. Também pode ser difícil equilibrar e focar simultaneamente. Por isso, a dica é ficar na posição e, em seguida, fazer um foco aproximado, movendo-se levemente para frente e para trás enquanto usa o disparo contínuo.
Escolha onde focar primeiro
Normalmente, se concentra no olho ou na cabeça de um inseto, mas fazer isso não é tão simples para animais que não são planos ou posados. Além dos problemas de foco automático, a profundidade de campo é reduzida ao fotografar macro de insetos de curto alcance – potencialmente levando a partes de insetos fora de foco. Para remediar isso, se concentre no meio do corpo do inseto ou perto de onde suas asas ou pernas encontram sua cabeça.
Aplique abertura e profundidade de campo
Ao fotografar insetos, geralmente você deseja obter um fundo razoavelmente fora de foco. Um fundo desfocado destaca melhor o assunto, causando menos distração aos olhos. Geralmente, quanto mais perto você se aproxima do assunto, mais rasa se torna a profundidade de campo. Mas suas configurações de abertura também afetam os resultados. Tente escolher uma abertura menor de f/4 vs. f/8 ou usar uma velocidade de obturador mais lenta para manter o equilíbrio. Você também pode fotografar mais longe e cortar a imagem.
Aprenda o comportamento dos insetos
Os insetos podem ser objetos problemáticos para fotografar, pois tendem a se mover muito, principalmente quando se alimentam de cabeças de flores. Por isso, aprenda mais sobre o inseto que você está fotografando. Quanto mais você souber sobre o animal, mais sucesso você terá.
Alternativamente, é melhor se colocar na posição certa em vez de perseguir seu assunto. Então espere até que o inseto se mova para a posição perfeita para captá-lo. Dessa forma, você pode decidir o melhor ângulo em relação à iluminação e composição.
A fotografia macro de insetos pode ser uma busca recompensadora, embora árdua, especialmente ao ar livre em condições descontroladas. Além do clima, é preciso lidar com os comportamentos dos insetos e tomar cuidado para não perturbar o que eles estão perseguindo. As dicas acima especificam maneiras eficazes de contornar esses problemas e obter a foto perfeita.
Quer trabalhar com fotografia?
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.