As escolhas que os fotógrafos devem fazer podem parecer quase ilimitadas: tempo de exposição, velocidade do obturador, tipo de lente, iluminação, principais formatos de arquivo. As opções podem se acumular rapidamente, fazendo escolhas simples sobre formatos de arquivo apenas mais uma dor para causar preocupação.

Se você é um fotógrafo iniciante, selecionar com que tipo de formato de arquivo digital trabalhar pode parecer insignificante. No entanto, dependendo do que você quer fazer com a imagem, isso pode fazer toda a diferença. Por exemplo, se você estiver compartilhando fotos recentes que tirou com seus amigos por meio da mídias sociais, provavelmente se deparou com uma notificação que informa que seu arquivo é muito grande?

Embora existam muitos formatos de arquivo comuns para imagens digitais, os mais usados ​​são os tipos JPEG, TIFF, RAW e PNG. No texto de hoje, o Fotop irá ajudá-lo a fazer sua seleção de formato de arquivo para que você possa apreciá-los, compartilhá-los ou vendê-los mais rapidamente.

JPEG

Recebendo o nome do Joint Photographic Experts Group, o comitê que criou o padrão, o JPEG é uma imagem digital compactada que troca o tamanho do armazenamento pela qualidade da imagem. Este é um dos formatos de imagem digital mais comuns usados ​​​​em todo o mundo.

Esse formato funciona melhor com imagens com variações suaves de tom e cor. Portanto, um JPEG não seria ideal para qualquer imagem que você preveja ter um contraste nítido entre as linhas, pois os pixels adjacentes podem se tornar perceptíveis.

O método de compactação geralmente é “com perdas”, o que significa que as informações originais da imagem não são retidas e não podem ser restauradas.

Devido à sua técnica de algoritmo de compressão, os JPEGs são perfeitamente adequados para produção e armazenamento de imagens em massa, muitas vezes coincidindo com a publicação online. Para atender às limitações de armazenamento em várias publicações online, mídias sociais e aplicativos de compartilhamento, os JPEGs possuem um tamanho de arquivo significativamente reduzido em comparação com outros formatos de arquivo. Isso significa que você pode fazer upload de mais fotos sem atingir seu limite de armazenamento e elas serão transferidas muito mais rapidamente.

TIFF

Artistas gráficos em todo o setor editorial provavelmente usarão mais esse formato de arquivo. TIFF significa Tagged Image File Format (ou às vezes apenas encurtado para TIF). Muitos equipamentos de escritório padrão suportam esse formato de arquivo, como copiadoras e scanners. É também o padrão para muitos aplicativos de layout de página.

Antes de meados da década de 1980, quase todos os fornecedores que vendiam os equipamentos mencionados anteriormente tinham seus próprios formatos para digitalizar arquivos de imagem. O TIFF foi desenvolvido originalmente como um formato de imagem binário para fazer com que os fornecedores concordassem com um formato comum. 

Eventualmente, a opção binária não era mais necessária, pois o hardware ficou mais poderoso e as imagens em tons de cinza e coloridas foram suportadas. O formato de arquivo TIFF é ótimo para reter tags exclusivas para cada arquivo. Por exemplo, os dados que designam o tamanho do cabeçalho, compactação, organização ajudam a definir a geometria de cada arquivo individual. Ele pode até mesmo abrigar imagens compactadas com e sem perdas.

Devido a essa capacidade, o TIFF é um ótimo formato que oferece pós-processamento extensivo e geralmente é a imagem de mais alta definição em comparação com outros formatos, mesmo quando impresso. No entanto, devido ao tamanho dos arquivos TIFF, eles geralmente são muito maiores e ocupam mais espaço de armazenamento, resultando também em tempos de transferência mais longos.

PNG

O formato Portable Network Graphics (PNG) foi originalmente desenvolvido para ser um substituto não patenteado para arquivos GIF. O conceito era ter um formato de arquivo ideal para enviar imagens online, mas não necessariamente com qualidade profissional.

No entanto, um PNG mantém o tamanho do arquivo pequeno, permitindo transparência parcial e até total da imagem. Isso é feito usando “pedaços”, que basicamente dividem a codificação da imagem em partes críticas ou auxiliares, as quais podem ser ignoradas se não forem compreendidas por um programa.

Os internautas ficarão impacientes se suas imagens demorarem muito para carregar, tornando o PNG um formato de arquivo preferido para pessoas que criam páginas da web. A desvantagem é que a qualidade geral não é muito alta ao imprimir uma imagem PNG.

RAW

Os formatos de arquivo RAW são nomeados literalmente (RAW vem do inglês cru). São arquivos de imagem que não são processados ​​e não podem e não devem ser impressos sem serem editados primeiro.

Embora isso possa parecer desanimador, o formato RAW é a opção preferida para fotógrafos profissionais. Sua câmera incorporará automaticamente ajustes permanentes à sua imagem (por exemplo, se você estiver usando o formato JPEG), a menos que você selecione o formato de arquivo RAW.

Ao tirar uma imagem, você captura cada fragmento de informação que sua câmera pode coletar. Esta é a razão pela qual os fotógrafos profissionais usam este formato de arquivo. Porque dá a flexibilidade na manipulação de imagem e qualidade que outros formatos de arquivo não oferecem.

Desvantagens de escolher o RAW

A desvantagem de usar imagens RAW é que, como você está se ajustando em vez de deixar a câmera fazer isso por você, precisará de muito mais tempo para obter a imagem do jeito que você gosta. Além disso, os arquivos também são muito maiores, ocupando muito espaço tanto em casa quanto nos cartões de memória. Naturalmente, os tamanhos dos arquivos também significam que os tempos de transferência serão muito maiores.

Embora existam outros formatos de arquivo por aí, esses são os principais que você precisará considerar. Se sua câmera pode tirar fotos no formato RAW, você realmente não deveria estar usando nenhum outro tipo. Arquivos RAW fornecem a melhor imagem possível e o tamanho de arquivo maior é um pequeno preço a pagar. 

Você sempre pode salvar seus arquivos RAW também em JPEGs (a maioria das câmeras modernas oferece esse método de salvamento duplo), embora, desnecessário dizer, que isso vai ocupar mais espaço no cartão de memória. 

Leia também: Como proteger a câmera em dias chuvosos

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.