Esportes radicais são esportes de ação ou aventura. Eles não são para os fracos de coração e têm uma certa quantidade de perigo envolvido. Esses esportes envolvem grandes alturas, velocidade ou acrobacias. Como fotógrafo, ajuda a ter um interesse genuíno por esportes radicais para fotografá-los bem.

Varie seus ângulos

Para obter as imagens mais dinâmicas de uma sessão de fotos de esportes radicais, você deve ser extremamente criativo com seus ângulos – amplifique-os, torne-os extremos, isso lhe dará composições espetaculares. Não tente deixar muito complicado, no entanto. Se você puder se aproximar da ação, use uma lente grande angular (28 mm ou 35 mm) para proporções e movimentos amplos. 

Uma lente grande angular fornecerá composições expansivas, mas você precisará estar bem próximo com essas lentes de distância focal pequena. Sua própria “visão” de como e onde adquirir a ação será mais importante. Não tenha medo de deitar na terra para conseguir sua foto. Estes são chamados de esportes radicais por uma razão; tudo neles deve ser exagerado.

Encontre o ponto certo

Muitas pessoas lhe dirão que a fotografia perfeita é estar no lugar certo na hora certa, e isso certamente é verdade ao fotografar esportes radicais. Observe como os participantes completam o percurso antes de selecionar seu local para tirar fotos. Gire o seletor de modo para o modo TV ou S (Prioridade do Obturador) para controlar como você congela a ação. Para tirar o máximo proveito do evento, use uma lente de 35 mm – 50 mm para um campo de visão mais vantajoso e não muito amplo, o que levaria à distorção.

Aproxime-se da ação

Em vez de usar uma lente zoom telefoto – que tende a comprimir a imagem geral – mova sua lente e você mesmo para mais perto do assunto. Ao se aproximar, é muito mais fácil preencher o quadro do visor com o seu assunto. Considere usar as bordas do quadro para composições mais criativas, ou seja, não tenha medo de cortar partes do assunto para uma maior composição de certas partes do atleta. Seu principal objetivo em composições de esportes radicais é colocar o máximo de energia possível no quadro, e você faz isso fazendo parecer que o assunto não pode ser retido pelos limites do quadro.

Escolha o modo Burst

O Burst é um modo de disparo automático que permite capturar rapidamente a ação sem ter que esperar que o obturador recicle. É uma maneira eficaz de fotografar assuntos de alta intensidade. Defina a lente para AF (Autofocus) e selecione o modo de focagem contínua para que a lente possa manter constantemente o foco no assunto em movimento. 

Use o Desfoque para Mostrar Movimento

Uma das melhores maneiras de melhorar a dinâmica de um assunto ativo é usar o desfoque na imagem. Você pode fazer isso fazendo uma panorâmica com o assunto enquanto ele se move. Gire o seletor de modo para M (modo manual) e defina a velocidade do obturador entre 1/30s-1/120s. Assim, a abertura será a mais ampla possível (isso aumentará os efeitos do fundo desfocado) sem comprometer a capacidade de manter o assunto em foco. 

Mantenha sua câmera no assunto e seu dedo na metade do obturador para travar o foco. Quando estiver pronto, tire a foto, lembrando-se de seguir o assunto enquanto ele passa por você. Isso é chamado de acompanhamento ou panorâmica, e você continua a seguir a linha de movimento depois que o obturador é liberado para garantir a imagem mais nítida possível. É preciso um pouco de prática para obter esse efeito corretamente, mas uma vez que você fizer isso, você elevará ainda mais suas fotos de ação, o que é o ideal nas fotos de eventos esportivos radicais.

Conclusão

Os esportes radicais são emocionantes e rápidos, por isso é preciso um fotógrafo enérgico e entusiasmado para capturar sua essência. Quando você está fotografando uma competição desse tipo, quer chegar o mais próximo possível da ação. Use ângulos criativos para composições impressionantes e torne-se proficiente em deslocar a ação para adicionar desfoque a uma imagem. 

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.