Um dos maiores elementos do fluxo de trabalho de qualquer fotógrafo de viagem inclui pesquisa e planejamento antes de sair para uma sessão. E uma pergunta comum é como encontrar pontos para fotografar

Felizmente, hoje em dia, existem muitas maneiras de pesquisar e planejar sua sessão de fotos para que você possa quase ter a imagem composta em sua mente antes mesmo de ir para uma sessão. Aqui estão algumas maneiras diferentes pelas quais você pode descobrir como, onde e quando tirar suas fotos.

Google Maps

O Google Maps é uma das ferramentas mais importantes na pesquisa de uma sessão fotográfica atualmente. Não só permite que você crie seu próprio mapa com pinos que você pode salvar, mas também pode calcular os tempos de caminhada entre lugares e até informações do terreno. Mas o maior atributo do Google Maps é o Street View. Isso permite que você literalmente olhe para a vista de onde você estará. Não está disponível em todas as localidades, mas se o local para onde você está indo estiver coberto, verifique-o.

Você pode encontrar o local de onde quer fotografar e, em seguida, mover-se pelo mapa para ver se há algum ângulo ou lugar para onde deve ir. Isso é útil, pois potencialmente impedirá que você perca tempo tentando encontrar um local desinteressante. Há, ainda, a possibilidade de encontrar algum lugar que você não conhecia.

Livros

Às vezes, bons métodos de pesquisa à moda antiga produzem os melhores resultados. Por mais que o mundo online ofereça uma imensidão de informação, nada melhor do que ter um guia ou um mapa e encontrar possíveis locais a partir dele. Mas não precisa ser apenas guias. Livros de fotografia, livros de viagem de não ficção e até revistas e jornais podem ser uma ótima fonte de informação.

Outra ótima maneira de encontrar novos lugares é simplesmente explorar lugares de um guia ou apenas usar um mapa para passear.

Cartões postais

Outro recurso útil para encontrar locais em potencial para fotos é dar uma olhada nos cartões postais quando você estiver no local. Claro, haverá muitos que são dos pontos óbvios, mas pode haver aqueles que oferecem ângulos alternativos que você não conhece. O importante a ter em mente é que não deve tentar copiar as fotos do cartão-postal. Mas usá-los para encontrar locais em potencial que possa fotografar em seu próprio estilo ou de uma maneira única.

Conversar

Esta é uma das principais dicas quando se trata de encontrar locais para uma sessão de fotos. A opção mais fácil é contratar os serviços de um guia que, sem dúvida, terá conhecimento de lugares que você nem conhecia. Mas isso pode ser caro se estiver com um orçamento apertado.

Outra opção é simplesmente falar com os moradores locais. Motoristas de táxi, lojistas, vendedores de mercado e até garçons ou garçonetes podem ajudá-lo com o conhecimento local que você não saberia de outra forma. Obviamente, pode haver uma barreira linguística (este é outro benefício de ter um guia), mas felizmente existem aplicativos hoje em dia que podem ajudar.

Também é possível falar com outros fotógrafos que podem ter prazer em orientá-lo em um lugar. Ou, às vezes, eles podem estar dispostos a compartilhar seus conhecimentos sobre um local. Mas não conte com isso, pois muitos vão querer proteger suas fotos exclusivas.

Andando

Há também algo a ser dito sobre simplesmente chegar a um destino e apenas explorá-lo. Caminhe por uma cidade e você se deparará com uma infinidade de locais e oportunidades para fotos. Um hábito muito bom para adquirir é estabelecer um ponto final em uma cidade e apenas caminhar até ele ao longo de algumas horas.

Dê tempo para se aventurar em diferentes direções para explorar estradas secundárias e outros lugares. Mas fazer isso em vez de pegar um metrô ou táxi permitirá que você veja lugares para possíveis oportunidades fotográficas que você pode não ter pensado antes.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.