A praia é um lugar repleto de oportunidades fotográficas, se você tiver a capacidade de ver além das fotos clichê

Todo mundo gosta de ir à praia. Mesmo que você não seja um banhista ou surfista, caminhar na praia é uma experiência especial. Há algo sobre a sensação de renovação que está sempre lá; as ondas limpam e agitam a areia continuamente à medida que a maré vai e vem. Visitar a praia nos reconecta com a mãe natureza e revitaliza o espírito da cidade.

Tudo isso e muito mais faz da praia um excelente local para a fotografia. Há uma iluminação incrível, cada mudança de textura, movimento, vida selvagem e paisagens espetaculares. O que mais um fotógrafo poderia pedir? O Fotop preparou algumas dicas para você tirar fotos incríveis na praia.

Procure pontos focais

A praia é um lugar repleto de oportunidades fotográficas, se você tiver a capacidade de ver além das fotos clichê. Por exemplo, enquanto muitas pessoas tiram fotos olhando para o mar, vá até a beira da água e, em seguida, vire completamente e observe o que está em seu quadro a partir desse ângulo. Um problema comum com fotografias de paisagens de praia é que, embora possam capturar uma bela cena, na verdade não têm nenhum ponto de interesse e podem, como resultado, ser um tanto vazias e enfadonhas. Ao tirar uma foto, procure um ponto de interesse ou ponto focal que proporcione àqueles que olham sua foto um lugar para descansar os olhos.

O tempo é importante

O início e o fim dos dias podem apresentar as melhores oportunidades para fotografar na praia. Para começar, haverá menos pessoas lá naquela hora do dia, e você também descobrirá que com o sol brilhando em um ângulo, efeitos mais interessantes de sombras e cores vão surgindo, especialmente no fim da tarde, quando a luz fica mais quente e dourada.

Observe o Horizonte

Um dos problemas mais comuns na fotografia de praia, onde existem grandes espaços abertos com um horizonte longo e muitas vezes contínuo, são os horizontes inclinados. Trabalhe duro para manter seu horizonte alinhado ao enquadramento de sua foto. Considere também colocar seu horizonte fora do centro, pois horizontes centralizados podem deixar uma foto parecendo cortada ao meio.

Vá para a praia quando os outros o evitam

Outra questão importante é que a praia pode realmente ganhar vida nos dias em que todos a evitam por causa do mau tempo. Mares tempestuosos, nuvens ameaçadoras e vento que contribuem para fotos atmosféricas únicas.

Preencher Flash

Se você está fotografando pessoas na praia como um retrato, você descobrirá que quase sempre elas terão sombras em seus rostos (muitas vezes projetadas por chapéus, óculos, etc). Ligue o flash e force-o a disparar ao fotografar nessas situações e você verá que as sombras foram eliminadas e o objeto real está bem exposto.
Isto é particularmente importante ao fotografar ao sol, sem um flash você pode acabar transformando seu objeto em apenas uma silhueta.
Mas, se seus objetos parecerem superexpostos e você não conseguir diminuir a intensidade do flash, tente se afastar um pouco do objeto e usar o zoom para obter um melhor enquadramento, diminuindo o impacto do flash. Como de costume, experimentar é a chave.

Filtros UV

Filtros UV são úteis para donos de DSLR por alguns motivos em fotografia de praia. Em primeiro lugar, eles atuam como uma proteção para sua lente, mas também filtram a luz ultravioleta em um determinado intervalo.

Filtros de polarização

Um dos acessórios de lente DSLR mais úteis que você pode adicionar a uma câmera digital é um filtro polarizador. Ele filtra parte da luz que está polarizada. Isso significa que ele reduz os reflexos e aumenta os contrastes. Os lugares mais perceptíveis que isso tem impacto são os céus azuis e na água / oceano nos quais pode causar uma variedade de efeitos.

Preto e Branco

Por fim, uma técnica comum é fazer uma pequena pós-produção fotográfica e ver o impacto que tirar uma foto colorida tem sobre ela. Há algo em uma foto em preto e branco na praia que muda completamente o clima e a sensação. É também uma ótima maneira de dar vida a fotos de praia tiradas em dias sombrios ou nublados, que muitas vezes podem deixar uma cena de praia um pouco sem cor.

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia?

Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram