Se você ama a natureza e a fotografia, nosso planeta pode fornecer um suprimento inesgotável de composições deslumbrantes. Saiba como fotografar nesse ambiente e tire as fotos mais incríveis possíveis

Fotografar no meio da natureza pode ser um desafio e tanto. Já que temos de tudo: cadeias de montanhas, florestas imensas, lagos profundos, rios sinuosos e vales ondulantes. Podemos admirar milhões de espécies de plantas, flores e árvores, cada uma com suas próprias cores e design. Além disso, o mundo está repleto de espécies selvagens intrigantes.

Mas como você pode tirar fotos de alta qualidade da vida selvagem e da natureza? Isso pode ser uma tarefa difícil. Por isso, o FOTOP preparou algumas dicas para você se dar bem na hora de se aventurar nas fotos tiradas na natureza.

Escolha a lente certa para fotografia da natureza

Descobrir a melhor lente para um determinado tipo de fotografia não é uma ciência exata. Você pode ter objetivos diferentes para imagens diferentes. Em geral, é melhor usar uma lente com uma distância focal maior. Isso é por duas razões. Primeiro, você deseja o maior alcance possível. Alguns objetos de fotografia de natureza, como animais, necessitam de alguma distância. Dessa forma, você pode observar e fotografar sem incomodá-los.

Em segundo lugar, queremos garantir sempre uma imagem nítida de nosso objeto contra um fundo desfocado, por exemplo. Isso fará com que o assunto se destaque. Para fazer isso, você precisa entender as distâncias de primeiro e segundo plano. Use uma lente com grande abertura, como f/1.4, f/1.8 ou f/2.8.

Separe o assunto do fundo

A fotografia da natureza geralmente apresenta um assunto como uma planta, animal ou flor. Isso significa que você precisa separar esse assunto do fundo do quadro. Para isso, é preciso avaliar a colocação dos elementos no quadro, por meio de alguns ajustes.

Primeiro, tenha alguma distância entre o primeiro plano e o plano de fundo. Isso ajudará a separá-los na cena. Use uma abertura maior, como f/2.0 ou f/2.8. Focalize o assunto em primeiro plano. A grande abertura deve produzir um fundo mais suave e desfocado.

Fotografe seu assunto em seu contexto natural para obter imagens incríveis

Esta não é uma regra rígida e rápida, mas sim uma diretriz. Se você vai tirar fotos da natureza, tente manter tudo natural na foto. Não há nada de errado em tirar uma foto de um pássaro em um cabo de energia ou de uma aranha na lateral de sua casa.

Isso pode gerar algumas justaposições criativas e interessantes. Mas se você procura fotos reais da natureza, então fotografe animais e plantas em seu habitat natural.

Encontre a melhor câmera para fotos da natureza

Fotografe com o que quiser. Você pode estar cansado da frase “a melhor câmera é aquela que você tem com você”. Mas há verdade definitiva nessa afirmação. Você pode criar fotos incríveis com um dispositivo iPhone ou Android, por exemplo. Aberturas menores, lentes duplas e zoom óptico estão se tornando recursos comuns. Isso permite que você crie algumas fotos muito atraentes, mesmo sem uma DSLR.

Use luz natural para melhorar suas fotos

A fotografia com luz natural é a fotografia ao ar livre que usa luz direta ou indireta do sol ou da lua. Fotos da natureza ficarão ótimas à luz da manhã ou da noite em geral. Esta luz após o nascer do sol e antes do pôr do sol tem uma qualidade mais suave e nebulosa. Ela ilumina seus assuntos de maneira mais uniforme e elimina as sombras severas do meio-dia.

Imagine um pequeno pássaro em uma árvore ou até mesmo as folhas dessa árvore. Se esse for o seu assunto, ele será suavemente iluminado com os tons dourados do sol poente.

Esse tipo de luz pode fornecer uma sobreposição emocional às suas imagens. Isso é difícil de reproduzir de outra forma. Você notará a diferença na eficácia do tiro. Você pode até notar uma diferença entre as fotos da manhã e da noite. Verifique se há mudanças na temperatura da cor, por exemplo.

Escolha a melhor hora do dia para obter fotos perfeitas da natureza

Existem vantagens em filmar na primeira hora da manhã ou tarde da noite. Isso inclui a probabilidade de a área em que você está filmando ser menos lotada.
Isso é especialmente importante em áreas “turísticas” de alta circulação, como parques, reservas ou pontos históricos. Se você está fotografando animais, tente durante as manhãs e noites. Muitos animais escapam do calor do dia, sendo mais ativos quando está mais escuro e mais frio.

Use diferentes ângulos e perspectivas para se destacar

A fotografia de paisagem não visa agradar a outra pessoa. Ou apelando para o senso de estilo de outra pessoa. É sobre fotografar o que te faz feliz. Reserve um tempo para estudar o trabalho de outro fotógrafo da natureza, se você ainda não descobriu seu próprio estilo.

Que ângulos eles tendem a usar? Quais cores eles coordenam dentro do quadro? Quão perto eles chegam de seu assunto? Tente fazer algo diferente. Vá contra a corrente! Use um ângulo diferente, tire um close-up onde outras pessoas fariam grande angular.
A natureza nos oferece belos cenários ilimitados. Vá lá e tire vantagem deles! Usar sua própria criatividade é uma das melhores dicas de fotografia de vida selvagem para iniciantes.

Respeite os Animais e o Meio Ambiente

É impossível explicar isso sem usar a frase “deixe apenas pegadas”. Por mais clichê que seja, não poderia ser mais preciso. Certifique-se de levar para casa qualquer lixo produzido por você. Uma casca de laranja ou banana pode levar até 2 anos para se decompor. Respeite o ambiente em que você está filmando. Você tem que entender a importância de não perturbar os ambientes naturais.

Estamos fotografando um mundo sensível que é o lar de muitos seres vivos. Devemos fazer todos os esforços para ter um impacto mínimo duradouro naquele mundo.

Você é um amante da fotografia da natureza? E quais são alguns dos seus assuntos e ambientes favoritos ao ar livre para filmar? Conta pra gente!

Já pensou em se tornar membro do FOTOP e ainda ganhar dinheiro com a sua fotografia? Venha fazer parte desta grande rede. Clique aqui.

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!