Identifique erros que todo fotógrafo iniciante faz e torne-se rapidamente um profissional de ponta com as dicas que o FOTOP preparou neste post

Tirar ótimas fotos é um trabalho árduo e é fácil cometer os mesmos erros repetidamente. E assim que você começa a superar um conjunto de erros, surgem novos. Mas isso faz parte do processo de se tornar um grande profissional.

A maioria dos erros que os fotógrafos cometem, no entanto, não são falhas únicas. São as mesmas armadilhas em que todos caem. No post de hoje, o FOTOP te mostra alguns dos erros mais comuns na hora de fotografar uma pessoa ou objeto.

Deixando sua câmera fazer todo o trabalho

A fotografia é uma arte criativa. Você expressa sua intenção por meio das escolhas que faz na composição e na exposição. Duas fotos da mesma cena, com aberturas diferentes do obturador parecerão completamente diferentes. E no modo automático a questão é a mesma.

Se você fotografar apenas no modo automático, deixará sua câmera tomar decisões criativas por você. Ele usará configurações de exposição aceitáveis, na maioria das vezes, mas quase nunca escolherá aquelas que proporcionam uma foto criativa ou interessante.

Para realmente melhorar como fotógrafo, a primeira coisa que você precisa fazer é sair do automático e começar a usar os modos de câmera, especialmente o modo de prioridade de abertura e o modo manual. Isso lhe dará mais controle sobre as configurações de exposição para que você tome as decisões, não sua câmera.

“Seguir” todas as regras

Existem muitos artigos com listas de regras para melhorar sua composição. A maioria delas está certa, mas simplesmente “seguir a cartilha” tornarão todas as suas fotos padronizadas. Claro, conhecer todas as regras é importante, mas ser criativo e fugir do manual são ótimas formas de atingir algo novo, deixando a foto com estilo diferente e estabelecendo a “marca” do fotógrafo.

Não aprimorar as fotos tiradas

Quando você está aprendendo fotografia, quase nunca acerta na primeira vez. Sua composição inicial ficará errada de alguma forma, você não perceberá algo indesejável no quadro ou suas configurações de exposição não serão as melhores. É um grande erro presumir que você tem a foto ideal só porque tirou uma que está OK.

Sempre que você tirar uma foto, continue aprimorando a imagem. Pergunte a si mesmo se diferentes configurações da câmera podem melhorá-lo de alguma forma. E se você fotografar alguns metros para a direita ou esquerda? E se a luz for diferente? Você pode nem mesmo estar tirando o melhor momento, especialmente se estiver fazendo fotografia de paisagem. Talvez seja melhor esperar uma hora para o sol baixar.

Quando você trabalha com foto, comete muitos erros. E na maioria das vezes, você descobrirá que, ao investir um pouco mais de tempo e esforço e tentar várias opções, terá uma imagem muito melhor do que a primeira.

Não sair da sua zona de conforto por medo de cometer erros fotográficos

Depois de atingir um determinado nível de habilidade, é fácil parar de tentar melhorar. Você sabe se posicionar, quais configurações usar e como posicionar seu objeto ou pessoa fotografado. É aí que mora o risco de você ficar estagnado na profissão. Teste coisas novas, descubra como o seu fotógrafo favorito trabalha, o que diferencia suas técnicas das dele? Estude sobre máquinas novas, novas formas de iluminar ambientes. Seja curioso e não tenha nunca medo de errar. Isso faz parte do processo.

Não aprender com seus erros de fotografia

Talvez esse seja o erro mais comum desta lista. É impossível melhorar como fotógrafo se você não criticar regularmente o seu próprio trabalho. É preciso examinar suas fotos e considerar o que funcionou e o que não funcionou, para não continuar cometendo os mesmos erros fotográficos sempre que sair para uma sessão.

De vez em quando, reserve um tempo para examinar todas as fotos que você tirou nos últimos meses, bem como algumas de um ou dois anos atrás. Com novos olhos, você verá pequenas maneiras pelas quais poderia ter melhorado suas fotos – e lugares onde errou radicalmente. É normal ficar envergonhado com algumas das fotos que você tirou há algum tempo e que achou ótimas.

Depois de detectar um problema ou padrão no qual está sempre caindo, faça um esforço consciente para evitá-lo na próxima vez que for filmar. A melhor coisa é que assim que você começar a avaliar suas fotos regularmente e tentar melhorar, você ficará muito melhor – e verá seu progresso em cada sessão de revisão.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal se juntar à maior rede de profissionais da imagem do Brasil? Clique aqui e se cadastre agora mesmo no Fotop. Comece a ganhar dinheiro fazendo o que você mais ama: fotografar.

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!