No post de hoje do FOTOP, apresentamos 3 dicas simples que você pode seguir e começar a usar imediatamente para ajudá-lo a melhorar sua fotografia de retratos

Começar uma carreira com a fotografia de retratos pode parecer uma tarefa difícil. Mesmo assim, ao longo do tempo e com algumas dicas, você verá o quão gratificante será tirar fotos desse tipo, já que além de fazer imagens, os retratos são uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas. No post de hoje do FOTOP, apresentamos 3 dicas simples que você pode seguir e começar a usar imediatamente para ajudá-lo a melhorar sua fotografia de retratos. Confira!

Use uma luz mais suave

2-7

A luz suave é uma ferramenta incrível para obter o máximo dos seus retratos. Usá-lo não é a única maneira de fazer as coisas, mas é um ótimo lugar para começar. Se você já leu alguma coisa sobre iluminação de retratos antes, essa é uma dica que você já ouviu, mas precisa ser repetida continuamente.

A luz forte, como a do sol do meio-dia, é geralmente a maneira mais rápida de obter retratos contrastantes e nítidos com sombras e realces desfavoráveis. Dedicar um tempo para buscar focos de luz mais suave (ou criá-los no estúdio) é de longe a maneira mais rápida e eficaz de melhorar sua fotografia de retratos.

Ao ar livre, procure áreas com sombra aberta ou aproveite os dias nublados, onde a luz é difusa pela cobertura de nuvens. É claro que a hora dourada fornecerá uma luz incrível na maior parte do tempo, mas isso não significa que você não possa sair e procurar por bolsões de luz difusa a qualquer outra hora do dia.

No estúdio, certifique-se de que está usando o maior modificador que possui. Se a luz ainda estiver muito forte, você pode difundir sua luz com um difusor, ou você pode mover a luz para mais perto de seu objeto.

Lembre-se de que quanto maior a fonte de luz aparente para o assunto, mais suave é a luz.

Tudo isso quer dizer que você não deve usar luz forte para retratos? Absolutamente não. A luz forte pode fazer retratos maravilhosos, mas em muitos casos, e especialmente quando você está começando, vai achar benéfico aprender como usar e entender a luz suave primeiro.

Luz para os olhos

3-2

Os olhos podem ser a parte mais importante de um retrato. Quando seus espectadores veem fotos de retrato, na maioria das vezes eles se envolvem primeiro com os olhos das pessoas. Isso ocorre porque é assim que nós, humanos, nos relacionamos com as pessoas em cenários cara a cara.

Para ter certeza de que você obterá o melhor dos olhos do seu assunto, comece a iluminar os olhos no início de cada sessão de retrato, antes mesmo de tirar a primeira foto.

Para fazer isso, observe os olhos da pessoa cuidadosamente enquanto organiza a luz, seja ao ar livre ou no estúdio. Direcione o objeto (ou mova a fonte de luz, se possível) de modo que o refletor no olho dele fique próximo ao topo do olho. Também ajuda se a luz estiver indo diretamente para os olhos. Isso o ajudará a obter o máximo de detalhes aos olhos do assunto.

Você também descobrirá que tornar os olhos uma prioridade no estágio de captura significa que raramente terá que fazer algo com eles no pós-processamento. Resumindo, ilumine de cima sempre que possível e direcione a pose do objeto de forma que a luz entre em seus olhos.

Se o seu objetivo é simplesmente obter o máximo de detalhes possível dos olhos do objeto, pode ser necessário usar uma fonte de luz mais forte. Você também pode misturar as fontes de luz para que os olhos do assunto sejam iluminados por uma fonte de luz forte, mas ainda há uma fonte de luz mais suave, atenuando o contraste em suas imagens.

Crie um relacionamento com o fotografado

fotos-fotop

Se você leva a sério a fotografia de retratos, suas habilidades pessoais serão fundamentais para o seu sucesso. A fim de obter as melhores reações e poses, e para manter seus assuntos confortáveis e engajados, você deve construir um relacionamento com cada pessoa fotografado.

Cada pessoa é diferente e não há duas técnicas ou métodos que funcionem da mesma forma com todas as pessoas, então você precisará construir um catálogo de técnicas para ajudá-lo a encorajar o melhor das pessoas.

Você pode começar sempre sendo educado. Seja positivo e elogioso, mesmo se as coisas estiverem dando errado. Em vez de dizer: “isso não está certo”, tente algo como “Isso é legal, vamos passar para outra coisa”.

Lembre-se também de que, como o foco do seu retrato é a pessoa que você está fotografando, sua atenção também deve estar nela. Discuta temas relacionados ao fotografado e deixe-os falar sobre si mesmos.

Essas dicas irão ajudá-lo a melhorar sua fotografia de retratos sem gastar nada. Talvez nem todas essas dicas sejam adequadas para você e sua fotografia, mas é interessante tentar implementá-las para ver o que você pode aprender com elas de qualquer maneira.

É fotógrafo? Já pensou em se juntar a maior rede de profissionais da imagem do Brasil e ainda ser indicado para trabalhos? Então se cadastre agora mesmo no site do FOTOP. Clique aqui.