A fotografia de casamento, assim como o fotojornalismo, é diferente de outros gêneros de fotografia, isso porque você só tem uma chance de obter as imagens certas

O casamento é um dos dias mais preciosos para um casal. E se você é um fotógrafo de casamento, é sua responsabilidade capturar os melhores momentos e criar um ótimo álbum de memória deste grande dia. Neste artigo, compartilharemos algumas das melhores dicas sobre como tirar fotos de casamento deslumbrantes e evitar erros comuns de fotografia.

A fotografia de casamento, assim como o fotojornalismo, é diferente de outros gêneros de fotografia, isso porque você só tem uma chance de obter as imagens certas. Os casamentos normalmente duram apenas um dia, isso significa que há muito pouco espaço para erro por parte do fotógrafo. Você tem que ter certeza de que está pronto para fotografar a qualquer momento.

A noiva, o noivo, suas famílias e amigos podem ficar estressados, então também é importante que você mantenha uma atitude positiva e tranquila. Como muitos outros fotógrafos de eventos, você deve preparar um contrato de fotografia de casamento com antecedência para ser assinado pelos organizadores. Ter um acordo estabelecido com antecedência elimina a possibilidade de divergências no futuro. Este acordo deve incluir o número total de entregas que seus clientes receberão após o término dos trabalhos.

Dicas para fotografia de casamento

Listamos algumas dicas de fotografia de casamento para ajudá-lo a ter sucesso em tirar as melhores fotos em seu próximo evento.

Comece como assistente

Você deve saber o que fazer e o que não fazer na fotografia de casamento antes de fotografar qualquer evento dessa magnitude. Aprender o básico com um fotógrafo veterano o ajudará a evitar erros comuns. Tente entrar em contato com um fotógrafo de casamento experiente antes de iniciar sua aventura no segmento.

Com isso, você pode ganhar experiência e prática enquanto trabalha. E, futuramente, poderá aplicar em outras sessões de fotos.

Teste sua câmera com antecedência

Você deve verificar todos os seus equipamentos para se certificar de que estão funcionando corretamente antes de sair para tirar as fotos. Um tripé para usar na cerimônia de casamento nunca é dispensável, por exemplo, além de várias lentes de câmera e flashes externos.

Se o casamento que você está fotografando acontece em um ambiente fechado, você pode precisar de outro equipamento de iluminação. Para cerimônias ao ar livre, você pode aproveitar a luz natural ao invés de equipamentos de luz.

É sempre uma boa ideia levar mais equipamentos do que você acha que vai precisar. Carregue várias baterias e cartões de memória para que não se perca nada, desde brindes na hora do coquetel até a festa na pista de dança.

Planejamento prévio da sessão de fotos

Planejar é tão importante quanto o ensaio ou a cobertura de fotos no casamento em si. Reserve um tempo extra para esta parte dos preparativos fotográficos do casamento. Agende um horário para tirar várias fotos da noiva e do noivo em locais diferentes. O casal seguirá suas instruções e seu julgamento profissional, mas também pode ter suas próprias ideias para fotos.

Dependendo do nervosismo e ansiedade dos clientes na frente da câmera, pode ser necessário fornecer instruções extras para capturar a melhor foto. É por isso que é tão importante ser paciente com os recém-casados. Quanto mais você puder ajudá-los a se sentirem confortáveis, mais eles irão aproveitar a experiência.

Capture os “primeiros momentos”

Os casais querem se lembrar de cada minuto de seu grande dia, especialmente os primeiros momentos marcantes. Essas estreias monumentais incluem o primeiro beijo do casal, a primeira dança e o primeiro olhar. Seus clientes podem até estar planejando seus próprios “primeiros momentos” não tradicionais, por isso é importante perguntar a eles sobre quaisquer detalhes especiais que desejam fotografar.

A melhor estratégia para garantir que essas imagens saiam boas é programar sua câmera com uma velocidade de obturador alta para que você possa tirar várias fotos rápidas sem demora. Assim, no pós-processamento, você terá uma série de imagens das quais poderá escolher a melhor.

Tente também obter ângulos diferentes desses primeiros momentos! Por exemplo, se o casal planeja uma grande entrada, tente configurar várias câmeras com um obturador remoto para capturar a entrada de vários pontos de vista.

Capture as reações

Os recém-casados adoram ver fotos de seus convidados se divertindo em seu álbum de casamento. Se você notar convidados e amigos se divertindo na pista de dança ou durante o jantar de recepção, faça um esforço para capturar esses momentos.

Se você está trabalhando com um assistente, é um ótimo trabalho para ele assumir. Peça para essa pessoa captar esses momentos enquanto você fica perto dos noivos. Peça ao seu parceiro para tirar fotos rapidamente e cobrir o máximo de rostos que puder. É uma ocasião alegre, e esses momentos devem ser preservados para o casal ver mais tarde.

Conheça os convidados

Em um casamento, existem todos os tipos de convidados. Vizinhos, colegas, parentes, amigos irão mostrar seu apoio ao casal feliz. Embora capturar a alegria dos convidados seja importante, lembre-se de que eles não o contrataram para a filmagem.
Discuta a lista de convidados com o casal para designar alguns “convidados VIP”.

Esses convidados especiais devem ter retratos prioritários, e você deve se esforçar para aprender seus nomes e fazer com que se sintam confortáveis ​​para a foto.
Como você já sabe, os amigos e familiares dos noivos são a vida da festa. Eles são importantes para o casal, o que significa que são importantes para você. Planeje fazer bons retratos deles com o casal.

Foto em grupo

Todo mundo quer ter um retrato com o casal, o que pode levar a noite toda. Por isso é melhor fotografar em grupos. Caso contrário, você não terá tempo suficiente para as fotos mais importantes.

Gerencie esses grupos de forma eficiente com a ajuda de seu parceiro. Seu assistente pode ficar encarregado de designar grupos e resolver pequenos detalhes para que você possa se concentrar na fotografia.

Procure sorrisos

Para finalizar, uma das dicas mais importantes: onde há um sorriso, há um momento que vale a pena capturar. Crianças brincando, pessoas cochichando sobre um momento especial, amigos rindo de canto, todos esses são momentos escondidos em uma cerimônia e recepção de casamento que podem animar um álbum. Você não pode criar ou planejar esses momentos, porque eles são raros e originais. Isso significa que você deve estar atento para eles. Não hesite em captar essas reações. O casal vai adorar esse tipo de foto.

Você é fotógrafo? Já pensou em se juntar ao time FOTOP e viver de fotografia? Então clique aqui e se cadastre agora mesmo em nosso site.

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!