As áreas da fotografia onde o Airbnb investiu ajudaram a aumentar a otimização e a frequência de reserva em 7%, resultando em mais de US$4.000 de receita adicional para os hosts

Hoje em dia, é difícil não estar familiarizado com o aplicativo Airbnb, que surgiu para ajudar pessoas interessadas em encontrar imóveis para um tempo de descanso, seja na praia, no campo ou mesmo em outro país.

Obviamente, a proposta do app contribuiu para seu sucesso mundial, mas sem dúvidas, as boas imagens postadas nele ajudam a atrair, diariamente, diversos clientes.

Já falamos por aqui que melhorar a qualidade das imagens do seu negócio tem um efeito positivo na experiência do cliente, que diferencia as fotografias amadoras das profissionais.

Depois de analisar mais de 13.000 anúncios, os pesquisadores confirmaram o efeito direto que a fotografia teve no crescimento dos negócios. Um impacto que ajudou a impulsionar o app até o gigante que é hoje, avaliado em bilhões de dólares.

As áreas da fotografia onde o Airbnb investiu ajudaram a aumentar a otimização e a frequência de reserva em 7%, resultando em mais de US$4.000 de receita adicional para os hosts.

Composição

A composição é o conjunto de elementos visuais na fotografia que leva os olhos dos observadores para o centro do foco em uma fotografia. É através de uma boa composição que uma foto consegue tornar uma imagem esteticamente agradável para quem a vê.

Embora não seja uma técnica de fotografia avançada, isso ainda é algo que fotógrafos casuais muitas vezes não conseguem atingir. No caso do Airbnb, isso significa que diretrizes específicas tiveram que ser impostas para que as imagens de suas propriedades tivesse um alto nível de satisfação.

Inclusive, o app prioriza fotógrafos profissionais para fotografar as propriedades dos anfitriões e exige três princípios da fotografia na entrega dos trabalhos:

  • Dominância Diagonal
  • A regra dos terços
  • Equilíbrio Visual

E qual o resultado disso? Bem, depois de analisar mais de 13.000 anúncios e mais de 380.000 fotos de propriedades do Airbnb, descobriu-se que, depois de apresentar fotos profissionais, a frequência de reservas aumentou 7%.

E embora isso possa não parecer um número considerável, ele se aplica a todas as listagens de propriedades otimizadas.

Com mais de 5 milhões de listagens disponíveis, foi um grande negócio para uma empresa de rápido crescimento, como a Airbnb.

Cor

Não é nenhuma surpresa que os clientes preferem fotos de propriedades vívidas e coloridas em vez de fotos frias e sem graça. Por meio de pesquisas, descobriu-se que certos métodos de otimização da cor da imagem tinham 2 efeitos distintos:

  • Destacar tons mais quentes desperta mais entusiasmo e gera interesse;
  • Enfatizar cores frias aumenta o nível de relaxamento para o visualizador.

Portanto, se você está fotografando um apartamento aconchegante e pitoresco em uma parte tranquila da cidade ou um lugar expressivo e luminoso no centro, a otimização de cores profissionais resulta em uma resposta mais emocional do cliente. E um cliente conectado emocionalmente tem mais probabilidade de fazer uma compra ou alugar uma propriedade. Em resumo, otimizar as cores da imagem é de longe a forma mais lucrativa em termos de conteúdo visual.

Relação figura-fundo

Os princípios da figura-fundo seguem a teoria de Gestalt, onde se explica que coisas que compartilham características visuais, como tamanho, cor e textura, são vistas como pertencentes aos observadores.

Em imagens onde a cama é o ponto focal principal e, também realçada pelos itens ao redor em contraste, gera ao cliente uma fácil visão geral do cômodo, destacando, ao mesmo, o objeto principal da cena, no caso, a cama.

O imenso sucesso da Airbnb e do modelo de negócios de seu mercado virtual é uma combinação de várias práticas de negócios corretas. Enfatizar a importância das fotos profissionais de propriedades permitiu-lhes aumentar o número de conversões e vendas, acelerando seu crescimento em todo o mundo.

Precisa de fotos profissionais para o seu negócio? Então não deixe de visitar o nosso site. Clique aqui e encontre o melhor fotógrafo para os seus negócios.

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil de serviços!