Antes de começar a se aprofundar na fotografia, primeiro é importante descobrir por que você deseja adquirir habilidades

Fotografar é, sem dúvidas, a atividade mais constante dos últimos tempos. Afinal, quase todo mundo tem acesso a uma câmera e um software de edição simples ou de alto nível. Por isso, uma nova geração de fotógrafos está no mercado, em números maiores do que nunca.

Mas para aqueles que querem sair do básico há necessidade de um estudo aprofundado de fotografia? A resposta é sim!

Em uma época em que muitos fotógrafos profissionais lutam para conseguir um trabalho remunerado, você precisa de treinamento formal para se manter competitivo em relação às milhões de imagens que circulam por aí, sejam em revistas, redes sociais, internet e até televisão.

Antes de começar a se aprofundar na fotografia, primeiro é importante descobrir por que você deseja adquirir habilidades. Será apenas para um hobby ou você deseja realmente trabalhar com as imagens?

Qual é o propósito da sua fotografia?

Nem todo mundo pode pegar um hobby e transformá-lo em uma carreira, e nem todo mundo quer. Porém, investir na sua educação nunca será demais. Por isso, separamos alguns prós que devem ser levados em consideração:

  • Melhora a sua compreensão da arte, história e desenvolvimento da fotografia;
  • Refine suas habilidades naturais e você pode aprender com pessoas que tiveram sucesso na carreira;
  • Te dá uma maior compreensão das técnicas de iluminação e composição;
  • Você pode fazer conexões ao longo de sua graduação que podem te ajudar na sua trajetória profissional.

Independente das suas escolhas, vale a pena ressaltar algumas dicas importantes, que servem até mesmo para um fotógrafo amador:

Familiarize-se com sua câmera

Eu sei o que você está pensando, é uma besteira olhar o manual da câmera. Mas, realmente é uma ótima ferramenta para dominar o modelo escolhido. Isso não quer dizer que você precise ler 300 páginas de capa a capa. É claro que você pode folhear áreas que já conhece ou deixar seções específicas para depois, mas o humilde manual da câmera é mais importante do que você pensa. Reservar um tempo para pesquisar mais sobre o seu kit fotográfico vai te ajudar e muito.

Tutoriais online

O surgimento da internet fez com que a maioria das pessoas buscassem ferramentas para aprender. Há inúmeros vídeos e textos espalhados por aí sobre como usar o modelo que você escolheu. Isso é ótimo! O YouTube, em particular, está repleto de avaliações, dicas e avisos para fotógrafos.

Livros e portfólio online

Entregar-se a um bom livro ou portfólio online o ajudará a absorver detalhes de uma forma criativa, colorida e interessante. Inclusive, indicamos alguns livros essenciais para fotógrafos aqui no blog FOTOP. Você pode conferir aqui. Esse material vai te ajudar a buscar inspiração, além de ajudá-lo a descobrir nichos com os quais você deseja atuar.

Pratique sempre!

Nada irá ajudá-lo mais do que a experiência. Então, leve sua câmera a todos os lugares e fotografe qualquer coisa minimamente interessante. Você pode fazer cinquenta cursos de fotografia, ler todos os livros sobre iluminação e exposição e falar sobre isso o dia todo, mas tirar fotos é o que permitirá que você desbloqueie seu estilo e habilidade natural.

À medida que centenas de fotos acumulam em seu cartão de memória, você verá o que precisa ser melhorado e onde você se destaca. É legal manter essas primeiras imagens salvas, para que você possa olhar para trás e ver o quão longe você chegou.

Além disso, não deixe de acompanhar o FOTOP no instagram para conferir outras dicas importantes sobre fotografia. Clique aqui e convide seus amigos para nos seguir também. Até a próxima dica!