/ photo

Tratamento de imagens básico - Primeiro Módulo

Aprender a manipular as suas imagens é um passo muito importante na jornada da fotografia. Por conta disso, estamos iniciando uma série de conteúdos para te guiar nessa jornada. Os conteúdos vão ser produzidos em pequenos textos e trazendo um assunto específico, nesta primeira publicação vamos falar sobre como aplicar correções automáticas.

Atualmente o programa de tratamento de imagens mais utilizado é o Adobe Lightroom, mostraremos algumas dicas que podem ajudar a desenvolver seu trabalho e ter resultados mais consistentes nas suas imagens.

Em publicações futuras iremos nos aprofundar mais no tema, hoje vamos mostrar como aplicar correções automáticas as suas imagens, algumas delas servindo de base para o seu trabalho ficar mais fácil e dinâmico.

Correções automáticas nas imagens

Na aba da biblioteca, podemos aplicar algumas correções rápidas como ajuste automático de contraste, exposição e iluminação, além de aqui ser possível aplicar o balanço de branco automático, não são soluções perfeitas mas ajudam bastante a ter um ponto de partida.

Para isso você precisa apenas selecionar as imagens que gostaria de ajustar, clicar no menu superior esquerdo em “Photo” (Foto), depois em “Develop Settings” (Configurações de Revelação) e por último, selecionar a opção “Auto White Balance” (Equilíbrio de Branco Automático) ou “Auto Settings” (Configurações Automáticas).

Como alternativa, enquanto estiver na aba da “Library”, você pode utilizar o atalho de teclado CTRL + SHIFT + U no Windows ou CMD + SHIFT + U no Mac para aplicar o Equilíbrio de Branco Automático ou apenas CTRL +U/CMD +U para utilizar os ajustes automáticos. Conhecer os atalhos do programa é muito valioso, economiza tempo no tratamento e torna o processo mais simples.

TratamentoImagensBasico2

Cada foto depende de um ajuste fino de cada um dos parâmetros de revelação, mas ter a interpretação automática do programa é um bom começo, especialmente quando ficamos perdidos sobre o que editar na fotografia, o auxílio da máquina é sempre bem-vindo.

Perfis de correção de lentes

Outro ajuste que salva muita dor de cabeça por aí são os perfis de correção de lentes, praticamente todas as lentes de qualquer fabricante, possuem defeitos óticos de distorção e vinheta que variam conforme a distância focal da lente, corrigir manualmente estas distorções apesar de possível, nos traz problemas de consistência com os ajustes além de tomar muito tempo.

Por esse motivo a Adobe embutiu no painel de “Develop” (Revelação) a opção de correção automática de distorção, vinheta e aberração cromática, de forma automática o programa reconhece o fabricante, modelo e distância focal da lente e aplica estas correções.

Para isso, você deve, dentro do painel de “Develop” (Revelação), à direita, rolar os painéis de ajustes até encontrar o ajuste chamado “Lens Corrections” (Correções de Lente), marcando a caixa de seleção de ativação, ele já tentará corrigir automaticamente a fotografia, caso sua lente não seja encontrada ou você queira fazer mais ajustes manuais, ainda contamos neste painel com as correções manuais.

TratamentoImagensBasico3

Tratar imagens pode parecer intimidador de início, mas é uma parte super importante do nosso trabalho, nos permite corrigir erros da captura mas também melhorar ainda mais uma fotografia que já é incrível. Iremos em breve oferecer mais dicas de como tratar as suas imagens!

Gostou das dicas? Tem interesse em saber mais no nosso segundo módulo, então clique aqui e leia nosso artigo "Tratamento de imagens | Segundo Módulo".

Você já pensou em fazer parte do FOTOP e, além de mostrar toda a sua criatividade, trabalhar com o que você ama? Não deixe de se cadastrar em nosso site e junte-se a uma rede com mais de 15 mil profissionais. Clique aqui!
Fotop

Fotop

Plataforma que ajuda o fotógrafo a vender suas fotos, possibilitando que ele viva de seus clicks.

Read More