Marcel Agarie corre há seis anos e é um dos fundadores do canal Mania de Corrida. Tudo começou com a ideia de divulgar provas nas redes sociais com alguns amigos. As páginas cresceram e o grupo chegou ao YouTube, onde encontrou seu lugar. Hoje, além do canal e das páginas, o Mania de Corrida também têm uma loja virtual onde vende produtos esportivos.

Na semana passada, Marcel contou um pouco sobre a história do canal em nossa live no Instagram. Ele começou a correr por acaso. Praticava alguns esportes na escola, mas parou quando se formou. “Depois que entrei em um período sedentário, não tinha mais interesse em voltar a me exercitar”, disse. Só depois dos trinta, por conta da saúde, é que voltou a jogar futebol, uma vez na semana, e acabou se lesionando.

Curiosamente, foi a lesão o que fez com que começasse a correr. “Na época, minha irmã cuidou de mim e me incentivou a fazer caminhadas”, contou Marcel. Das caminhadas passou a dar trotezinhos, e quando se deu conta já era capaz de correr 5k. A primeira corrida de rua de que participou foi uma night run, a convite de amigos, e desde então não parou mais. Foi essa paixão o que fez com que criasse, com alguns parceiros, o Mania de Corrida.

O objetivo do canal é mostrar a corrida como um esporte pelo qual as pessoas se interessem. Algo que vá muito além da competição. “Quando se está começando, o importante é desafiar a si mesmo”, aredita Marcel. Além disso, a questão do convívio social também é essencial. “Hoje o que faz mais falta é isso. O pós-prova, o pré-prova, acabar a corrida e ir almoçar, ir em uma padaria com os amigos”, disse.

É assim que busca influenciar as pessoas. “A gente começou as coisas no Mania de Corrida de uma forma muito mais bem humorada que exatamente técnica. Nunca quisemos passar o lado técnico, a gente sempre quis passar mais a nossa experiência vivida”. E tem dado certo.

Marcel contou que uma das primeiras vezes que se deu conta da influência que o canal podia ter foi em 2017, quando foi parado em um stand do Mania de Corrida. Uma das pessoas que acompanhavam o canal o abraçou e contou o quanto os vídeos tinham sido importantes em sua vida. Por conta deles começou a correr, e saiu da depressão. Foi isso que o marcou. E é isso que me motiva a continuar buscando conteúdo novo, ele disse.

Por Mariah Lollato